Braga e Evaristo Advogados | Como garantir benefício mensal sem contribuir ao INSS
15917
post-template-default,single,single-post,postid-15917,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-1.0.0,wpb-js-composer js-comp-ver-6.8.0,vc_responsive,elementor-default,elementor-kit-16164
 

Como garantir benefício mensal sem contribuir ao INSS

Como garantir benefício mensal sem contribuir ao INSS

Idoso, pessoa com deficiência e familiares!

Você sabia que o BENEFÍCIO DE PRESTAÇÃO CONTINUADA (BPC) é a garantia de um SALÁRIO-MÍNIMO mensal ao IDOSO com 65 anos ou mais e à PESSOA COM DEFICIÊNCIA.

Para ter esse direito, é necessário comprovar que não possui meios de prover o PRÓPRIO SUSTENTO e nem apoio FINANCEIRO por parte da FAMÍLIA. Além disso, a renda por pessoa do grupo familiar deve ser menor que 1/4 do salário-mínimo vigente.

Por se tratar de um benefício assistencial, previsto na Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), não é necessário ter CONTRIBUÍDO AO INSS para buscar esse direito. Importante salientar que esse benefício não paga 13º salário e não deixa pensão por morte.

Entretanto, os requisitos socioeconômicos (1/4 de renda per capita familiar) para garantia desse benefício vem sendo relativizados pelos tribunais federais. Desta forma, CADA CASO deve ser analisado por sua PARTICULARIDADE.